Serviços de Qualificação Ambiental e Térmica

A Labortrônica oferece os serviços de Qualificação de Instalação, Operação e Desempenho para equipamentos em geral, como: Câmaras frias, sistemas de exaustão, capelas de fluxo laminar e segurança biológica, Autoclave, dentre outros.

Qualificação de Instalação (QI):
Conjunto de operações realizadas para assegurar que as instalações, tais como: equipamentos, infraestrutura, instrumentos de medição, utilidades e áreas de fabricação, utilizadas nos processos produtivos e ou em sistemas computadorizados, estão selecionados apropriadamente e corretamente instalados de acordo com as especificações estabelecidas;
A qualificação de instalação fornece evidências documentadas de que a instalação foi finalizada de forma satisfatória.

Qualificação de Operação (QO):

Conjunto de operações que estabelecem sob condições especificadas, que o sistema ou subsistema operam conforme previsto, em todas as faixas operacionais consideradas.
Todos os equipamentos utilizados na execução dos ensaios devem ser identificados e calibrados antes de serem usados;
A qualificação operacional fornece evidências documentadas de que as utilidades, sistemas ou equipamentos e todos os seus componentes operam de acordo com as especificações operacionais.

Qualificação de Desempenho (QD):
Verificação documentada que o equipamento ou sistema apresenta desempenho consistente e reprodutível, de acordo com parâmetros e especificações definidas, por períodos prolongados.
A qualificação de desempenho fornece evidências documentadas de que as utilidades, sistemas ou equipamentos e todos os seus componentes demonstrem desempenho consistente de acordo com as especificações de uso em rotina.